“A Educafro não só me trouxe conhecimentos didáticos, mas sim de humanidade e igualdade. Acrescentou em muito na vida acadêmica, com a entrada na UFRJ e também na minha vida pessoal com uma visão muito clara sobre o feminismo. Só tenho a agradecer”, comemora Neiva de Souza, aprovada neste ano em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O núcleo poços-caldense do curso pré-vestibular comunitário Educafro foi fundado em 2003 justamente para dar oportunidade a estudantes do ensino público a estudar em universidades públicas. As inscrições do curso, gratuitas, estarão abertas de 29 de fevereiro a quatro de março (de segunda a sexta-feira da semana que vem), do meio-dia às seis da tarde, no campus da UEMG, na rua Corumbá, 72, Jardim dos Estados.
Podem se inscrever estudantes de baixa renda provenientes da escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. É necessário levar uma foto 3×4 e cópias dos comprovantes de renda familiar (holerites de quem mora na mesma residência dos candidatos à vaga). A seleção segue não só critérios socioeconômicos, mas também étnicos e de idade, ou seja, ser afrodescendente e estar há mais tempo sem estudar conta para ser selecionado, para que o curso tenha caráter mais inclusivo.
Caso aprovado, há uma colaboração anual de R$ 50,00 – usada para manutenção material do cursinho. Todos os professores e coordenadores são voluntários. Não são cobradas mensalidades e as aulas começam em sete de março.
Mais informações sobre o voluntariado ou as inscrições podem ser obtidas ligando para 98803-3526, com Tiago, ou pelo e-mail educafropcaldas@hotmail.com
O que é Educafro
Educafro é um movimento social fundado na Baixada Fluminense nos anos 1990, cujo trabalho em rede pelo Brasil caracteriza-se em promover o acesso ao ensino superior em universidades públicas. Em Poços de Caldas há mais de doze anos, é uma organização não governamental (ONG) de fato, ou seja, não recebe qualquer tipo de verba do Estado, e fundada na cidade pela ONG Credhep (Centro Regional de Direitos Humanos e Educação Popular), já tendo funcionado no Colégio Jesus Maria José, na Casa das Irmãs Dominicanas e no Centro Catequético da Igreja São Judas Tadeu. O Educafro desvinculou-se do Credhep em 2011, mas manteve seu núcleo batizado como Laudelina de Campos Melo, uma homenagem à militante poços-caldense que fundou o primeiro sindicato de domésticas no país. Apesar do apoio da Igreja Católica, o curso tem caráter secular, não sendo critério de seleção a preferência religiosa. O Educafro diferencia-se também de um pré-vestibular convencional por possuir em sua grade uma disciplina denominada Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais e discutidas soluções para superar as desigualdades através do pleno emprego dos direitos humanos. Entre as universidades públicas nas quais os alunos do núcleo local da Educafro já ingressaram estão a Unicamp, USP, Unesp, Unifal e UEMG.
Fonte: Educafro Poços de Caldas