A Prefeitura começou, na última semana, a construção de um curral no Centro de Controle de Zoonoses, que vai abrigar animais de grande porte apreendidos pela Guarda Municipal. Com o abrigo, os animais serão acolhidos de maneira mais adequada, evitando também o risco de transmissão de doenças.
A terraplanagem já foi finalizada e agora será iniciada a construção das obras físicas, que compreendem quatro baias separadas de 20m x 30m, com cocho e bebedouros distintos, para que os animais saudáveis fiquem separados dos animais doentes. Serão construídas três baias de cabo de ação com mourão e uma de maneira, todas com entrada independente. O curral tem capacidade para abrigar 12 animais.
Os animais de grande porte, principalmente cavalos, são recolhidos pela Guarda Municipal, mediante denúncia ou solicitação pelo telefone 153. A ocorrência é registrada e atendida pela GM, em parceria com agentes da Secretaria de Saúde, que encaminham o animal para o CCZ. No local, o animal passa por avaliação clínica e recebe a chipagem para controle e cadastramento.
O animal fica no CCZ por um período de dez dias, até que o proprietário entre em contato para realizar a retirada. O proprietário precisa preencher o cadastro e apresentar documentação para retirar o animal. Se houver reincidência, ele perde a guarda.
“Por isso, sempre procuramos estimular a questão da posse responsável. Além dos problemas com a saúde do animal, animais desse porte soltos nas ruas representam riscos de acidente no trânsito”, destaca a coordenadora do CCZ, Sheila Patresi. Caso o proprietário não se manifeste, o animal é encaminhado para doação ou leilão.
Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas