A prefeitura apresentou na tarde desta quinta-feira (7), na Urca, o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR). A audiência pública marcou a conclusão do estudo, que identificou todas as áreas de risco geológicas do município e apontou que a cidade, no geral, apresenta fator de risco baixo.
O evento teve presença do prefeito Eloísio Loureço, do vice-prefeito Nizar El-Khatib, do secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, do engenheiro e geólogo da Fundação Israel Pinheiro, que elaborou o PMRR, Leonardo Andrade, de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, entre outros.
O plano foi desenvolvido em parceria com os governos estadual e federal e segue a lei 12.608, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e autorizou a criação de um sistema de informações e monitoramento das áreas.
Os relatórios feitos durante a elaboração do plano foram repassados à administração municipal e incluem procedimentos de prevenção que devem ser adotados dentro da gestão de risco. “Prevenir é sempre bom e, certamente, a redução de riscos nos levará a evitar uma série de problemas”, destacou o prefeito Eloísio Lourenço.
Segundo o engenheiro Leonardo Andrade, o estudo permitiu dimensionar corretamente a situação das áreas de Poços . “A elaboração do plano permitiu uma clareza e a definição de uma escala correta de análise”, disse. De acordo com ele, o mapeamento, além de identificar o grau das áreas de risco, permitiu também estipular o custos de intervenções.
Com a conclusão do plano, será possível captar recursos a serem utilizados na manutenção de locais que possam necessitar de intervenção. “O plano possibilita que Poços se torne elegível para outros programas e sistemáticas que existem em relação aos ministérios para captações de recursos”, afirmou Andrade.
Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas