Em reunião realizada nesta terça-feira (2), na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, foram apresentados os projetos de reforma e revitalização dos pontos turísticos Cristo Redentor e Fonte dos Amores em Poços de Caldas.
Os recursos de aproximadamente R$ 500 mil e R$ 284 mil, respectivamente, vêm do Ministério do Turismo por meio de emendas parlamentares do deputado federal Geraldo Thadeu. Com o investimento garantido, o processo segue agora a tramitação normal de envio dos projetos para a Caixa Econômica Federal que repassa o dinheiro.
Os projetos arquitetônicos foram apresentados pelo arquiteto da Secretaria Municipal de Obras, Gláucio Ribeiro. Também estiveram presentes a diretora de Turismo, Rose Lino, as turismólogas da secretaria, Leiza Barbosa e Gabriela Martins, a representante do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços (Condephact), Letícia Loiola e o professor de Física da Unifal, Cássius Melo. A universidade será parceira na utilização do espaço com a adequação do prédio e criação do Centro de Ciências, onde antes funcionava o restaurante.
O principal objetivo da reunião foi alinhar as ideias apresentadas conforme a proposta enviada ao Ministério do Turismo, assim como, o próprio projeto de reforma a fim de tornar uma realidade a nova atração turística do Município. A manutenção da área Cristo Redentor já vem sendo discutida durante a última semana por orientação do próprio prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e do secretário de Turismo, Rômulo Vilela, com visitas das equipes de trabalho para levantamento das prioridades.
Aos projetos apresentados serão anexados os chamados complementares, como os elétricos e projetos executivos. A previsão é de que em janeiro, todos possam ser apresentados na Caixa Econômica Federal para a liberação dos recursos e cronograma das obras. No Cristo estão previstas melhorias na estação do teleférico, banheiros, acessibilidade nas escadas e um novo mirante. A Fonte dos Amores terá um novo centro de informações, novos banheiros e calçadas com piso especial para pessoas com deficiência visual e manutenção nos guarda-corpos próximo à subida onde fica a famosa estátua dos namorados.
Algumas melhorias emergenciais, que não fazem parte dos projetos, já começam a ser feitas pela Secretaria de Turismo com o apoio das secretarias de Obras, Serviços Públicos e DMAE.
Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas