Na próxima segunda-feira (24), na Semana Nacional de Combate ao Câncer, será realizado o dia D de conscientização e doação de cabelos para o projeto Rapunzel Solidária. A iniciativa acontece pela primeira vez em Poços de Caldas, na academia da Coopoços, das 17h às 21h, com o objetivo de apresentar o projeto, motivar a doação de cabelos e o resgate da autoestima de crianças e adultos acometidos não só pelo câncer, mas também por outras doenças que implicam na perda dos fios.
Poços de Caldas tem se destacado pelo grande número de mechas enviadas ao projeto, criado por Elizabeth Lomaski, em São Paulo. Ela foi diagnosticada com câncer e enfrentou a doença, além de ter presenciado também a luta de outros familiares. Depois de vencer a batalha, ela resolveu transformar o sofrimento em uma atitude que pudesse auxiliar outras pessoas pelo país e foi assim que surgiu a Rapunzel Solidária.
O projeto arrecada mechas para a confecção de perucas, que são entregues em todo o Brasil gratuitamente. Elizabeth tem o apoio de voluntários espalhados por várias cidades, empresas, cabeleireiros e também do parceiro Luiz Crispim, profissional conhecido por seus trabalhos de soluções capilares, com cabelos naturais e perucas.
Em Poços de Caldas, o projeto é difundido pela fisioterapeuta Michelle Zétula de Carvalho, que conta com a ajuda de amigos e cabeleireiros voluntários para divulgar e incentivar as doações. “Queria doar meu cabelo e entrei em contato com a Rapunzel Solidária. Conheci o projeto, me encantei e quis incentivá-lo em Poços de Caldas, com o objetivo e ajudar outras pessoas, principalmente as que sofrem com o câncer e os efeitos colaterais do tratamento, como a perda de cabelo, algo que influencia diretamente na autoestima do paciente”, contou.
O resultado das doações já começa a aparecer na cidade. Maria Eduarda Moreira Macedo, de 6 anos, foi diagnosticada com alopecia em 2012 e enfrentou a queda repentina dos cabelos. A avó e a mãe dela procuraram pelo projeto e a criança recebeu a primeira peruca enviada pela Rapunzel Solidária para Poços de Caldas. “A minha filha ganhou uma chance contra o preconceito. É muito ruim sair com ela na rua e as pessoas olharem com curiosidade, de um jeito que machuca a gente. Agora, com a peruca, ela vai conseguir viver normalmente, o cabelo é igualzinho ao que ela tinha. Estamos muito felizes!”, afirmou.
“Quando a peruca chegou pelo correio foi uma alegria imensa. Eu procurei pela Michele para saber sobre o projeto e pedir a doação. Veio em boa hora e eu apoio essa causa, afinal muitas pessoas precisam desse incentivo para lutar contra a doença e o preconceito, recuperando a autoestima”, disse a avó da menina, Maria Alice Ribeiro Macedo.
Maia Eduarda já está usando a peruca da Rapunzel Solidária e conseguiu realizar o sonho de fazer tranças no cabelo. “Eu fiquei bonita, gostei da cor do cabelo. Vou amarrar, fazer tranças”, contou.
Apoio e voluntariado
Os interessados em doar podem comparecer à academia da Coopoços, localizada à Rua Espírito Santo, 134, próximo a Matriz. No local haverá o cadastro de interessados em receber perucas e a venda dos chinelos da Rapunzel Solidária. A renda obtida é destinada ao projeto. “Quando fui procurado pelas organizadoras do projeto que procuravam um local central para receber o evento, não só coloquei a Coopoços à disposição, como fiz questão de ajudar na organização e divulgação. Na Coopoços sempre demos grande importância à responsabilidade social e este é um evento extremamente importante. Tenho certeza que teremos uma grande participação de nossas cooperadas e familiares”, comentou o presidente da Coopoços, Sérgio Azevedo.
Elizabeth Lomaski, idealizadora do projeto, estará em Poços de Caldas para participar da ação. “Desde que iniciamos o projeto, em 2014, temos algumas localidades no Brasil empenhadas em fazer campanhas de arrecadação de cabelos e isso é extremamente importante para nós, pois o cabelo é a matéria prima para podermos confeccionar as perucas. Poços de Caldas é uma das cidades que tem o apoio mais intensivo. Precisamos, além das doações de cabelos, compartilhar a ideia, fazer com que mais e mais pessoas abracem a causa, cadastrar salões amigos, indicar a venda dos chinelos, afinal, juntos somos mais fortes”, disse.
Informações podem ser obtidas na página do evento.