Nesta quinta-feira (18), o site de meteorologia Climatempo registrou o índice ultravioleta (IUV) como extremo em Poços de Caldas. Quanto mais alto, maiores são os riscos para a pele.
Este índice é classificado em cinco tipos. Baixo, moderado, alto, muito alto e extremo. A proteção para a pele é desnecessária apenas no nível baixo. O dermatologista Moacyr Gomes Nabo Filho explica quais são os cuidados. “Todos devem hidratar bem a pele, pois ela resseca muito nessa época. Então, usar bons hidratantes. O segundo passo é usar bons filtros solares de acordo com o tipo de pele. Para pele morena um filtro menos intenso, para pele clara um filtro mais intenso”.
Ainda de acordo com o dermatologista, os horários de radiação solar são mais fortes das onze horas da manhã à uma da tarde. “É recomendado nesse horário não tomar sol em hipótese alguma, pois a agressão na pele será mais forte”.
Radiação
Segundo o professor de física Cassius de Melo, a radiação solar é basicamente uma luz emitida pelo sol. Ela penetra na atmosfera e algumas camadas, como a de ozônio, a absorvem. “Há um problema climático com a atmosfera, que não está absorvendo essa radiação. Outra questão é a cobertura de nuvens que está baixa. O céu está muito limpo, as nuvens refletiam a radiação de volta”.
De acordo com o serviço de meteorologia, o índice extremo de radiação se mantém até o próximo sábado (20).