Com o período de estiagem, tem faltado água nas fontes de Poços de Caldas. Isso tem dificultado a vida de alguns moradores. No bairro Gama Cruz, a água de uma das fontes secou. A família e os vizinhos da estudante Nayara Martins sempre pegavam água no local. “Há uma semana o fluxo de água começou a diminuir. Nos últimos três dias secou totalmente”, disse.
De acordo Gilson de Souza Lopes, assessor de meio ambiente do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), a fonte que secou teve a interferência de uma pessoa não autorizada. “Alguém fechou a saída da água, na intenção de reservar. Com isso, a água voltou para a mina e encontrou outra via”.
A secretária Ana Maria Correa Ramos usava essa até para cozinhar. “Antes, se levássemos dois galões, em 20 minutos já enchiam os dois. Hoje leva mais de 50 minutos, tem pouca água. A solução que encontramos foi buscar água em outra fonte, mas também tinha pouca água”.
Outra fonte que apresentou problemas foi a do Leãozinho. De acordo com Gilson, o fontanário está com problemas estruturais. Há um vazamento no local.
Período atípico
A falta de chuva e a baixa vasão contribuem para a falta de água e diminuem a quantidade das águas que abastecem as fontes. O DMAE é responsável pelos 24 fontanários existentes na cidade. Para resolver essas situações, a medida tomada foi de reduzir a quantidade de água para que chegasse a todas as fontes. “Se não houvesse um balanço hídrico, certamente estariam secas”, informou o assessor de meio ambiente.