Publicidade
Servidores estão vestidos de preto nesta quarta-feira (30).
Servidores estão vestidos de preto nesta quarta-feira (30).

Os servidores da agência local do INSS fazem uma manifestação silenciosa nesta quarta-feira (30). Todos estão vestidos de preto em protesto por melhores condições de trabalho e remuneração. A mobilização ocorre em todo o país, por meio do Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (SINDINSS Nacional).

Publicidade

As reivindicações quanto à remuneração abrangem a isonomia com outras instituições federais. O auxílio-alimentação de outras categorias, por exemplo, chega a ser pago em dobro. “Como se a pessoa, por trabalhar em um órgão diferente, tivesse uma necessidade diferente de alimentação. Se a verba indenizatória é para esse caráter, teoricamente deveria ser a mesma para qualquer categoria”, disse o analista do seguro social Alexandre Rodrigues.

A progressão salarial também é questionada. De acordo com a lei, as mudanças devem ser feitas a cada 12 meses. Porém, segundo Alexandre, na prática as progressões ocorrem a cada 18 meses.

Os servidores também pedem melhorias nas condições de trabalho, com o objetivo de melhorar o atendimento e aumentar a quantidade de pessoal. Em Poços de Caldas, os 12 funcionários atendem a cerca de 300 pessoas diariamente. Em dias de pico, mais de 500 senhas são distribuídas.

O atendimento segue normalmente e não há sinalização de greve ou novas manifestações. Uma carta do SINDINSS foi afixada na entrada do prédio, para informar aos segurados sobre a necessidade dessas melhorias. “Estamos em um momento crítico na prestação de serviço da maior seguradora do país, e, se não houver atitudes de melhorias por parte do Governo Federal, a qualidade deste serviço será deveras prejudicada”, diz o documento.