Publicidade
Médicos foram apresentados nesta quinta-feira (24).
Médicos foram apresentados nesta quinta-feira (24).

O prefeito Eloísio Lourenço apresentou, nesta quinta-feira (24), os dez médicos cubanos que vão trabalhar em Poços de Caldas, pelo programa Mais Médicos. Os cinco casais chegam à cidade depois de prestar serviços em países como Guatemala, Namíbia, Venezuela e Honduras.

Publicidade

Os médicos são especialistas em atenção básica e passaram por três cursos de português antes de chegarem a Poços. O atendimento começa dentro de quinze dias e será desenvolvido no Programa Saúde da Família (PSF) e no programa Melhor em Casa. “O trabalho vai ser nas comunidades mais necessitadas. Vamos tratar enfermidades como hipertensão e diabetes. Poços tem uma alta taxa de câncer. Através da prevenção, vamos tratar de diminuir e diagnosticar essas patologias”, disse a médica Magdeline Palarea Ramirez.  

Cada equipe do PSF atende a até quatro mil pessoas. Com a ampliação, o sistema municipal de saúde passa a contar com quase 200 médicos, sendo 48 na atenção básica. “Vamos atingir em 2014 o que atingiríamos nos próximos três anos. Isso é um ganho muito grande para a população de Poços de Caldas”, informou a secretária de saúde Fátima Livorato.