Publicidade
Usuários vão receber cartão para passe especial.
Usuários vão receber cartão para passe especial.

O prefeito Eloísio Lourenço assinou, na tarde desta quinta-feira (13), o decreto que permite o passe livre para deficientes usuários do transporte urbano. As passagens serão custeadas pela prefeitura e vão beneficiar cerca de 800 pessoas.

Publicidade

Os usuários devem fazer uma reavaliação na secretaria de saúde, para que recebam o cartão do passe especial. Os agendamentos estão sendo feitos por meio do Programa Saúde da Família. “Os agentes comunitários estão indo atrás dessas pessoas para agendar, para que não tenha tumulto e que possam fazer com o maior conforto possível”, disse o prefeito.

A expectativa é que o serviço comece a funcionar em meados de abril, após o cadastro de todos os beneficiados. Atualmente, a Circullare disponibiliza três vans para transporte de deficientes, além de 70% da frota adaptada com plataformas. Com a lei anterior, cada usuário deficiente tinha direito a passagens para tratamento médico. Com a nova lei, o acesso é ilimitado.

O Executivo passa a pagar integralmente essas passagens, o que não prejudica as finanças da empresa concessionária. “Não influencia no valor da tarifa porque é o pagamento integral do valor. A gente paga R$2,80 para cada utilização”, explica Eloísio. 

A lei é de autoria do vereador Flávio Faria (PT) e foi aprovada na legislatura passada. A iniciativa partiu de um grupo de deficientes que procurou o parlamentar. Para o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência (Conpede), Carlos Alberto Armani, essa é uma importante realização. “Dá direito aos deficientes de novas conquistas, é um ganho muito grande”, comemora.