A Polícia Civil de Poços de Caldas apreendeu mais de 400 mudas de orquídeas furtadas de um orquidário local, durante a Operação Valkíria. Ao todo, elas valem cerca de R$100 mil. O ex-funcionário do viveiro, Welington Batista, confessou ter realizado os furtos e vendido as plantas. Ele responde ao processo em liberdade.
As orquídeas são das espécies Cattleya Walkeriana e Cattleya Nobilior. Os furtos teriam acontecido nos últimos três anos. A primeira apreensão ocorreu dia 20 de janeiro, na cidade de São Carlos (SP). No local, foram apreendidas 314 mudas, 12 frascos e uma planta adulta premiada, que pode valer até R$10 mil.
Em seguida, os investigadores estiveram em orquidários e laboratórios da cidade de Águas da Prata (SP) para se informarem sobre como funciona o mercado de orquídeas. A segunda apreensão foi realizada em Tambaú (SP), na segunda-feira (27), com 127 mudas. Os donos dos orquidários foram ouvidos e disseram que não sabiam que as plantas eram furtadas.
“Welington entregou algumas situações em relação a eventuais receptadores dessas plantas. Agora, nós vamos delimitar a participação de todos aqueles que compraram”, informou o delegado Cleyson Brene, responsável pelo caso. Os indícios são de compras nas cidades de Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), entre outras. Participaram da operação os investigadores Alexsandro Alves e Wallace Prado.