O velório do ex-prefeito Ronaldo Junqueira reúne políticos, amigos e familiares durante a manhã desta terça-feira (19), no Velório Municipal. De acordo com a Santa Casa, a morte aconteceu às 18h20 de ontem, devido a um infarto. O sepultamento será às 13h, no Cemitério da Saudade.
O professor e advogado Gaspar Eduardo de Paiva esteve no velório. Ele foi secretário de Educação durante os dois mandatos de Junqueira, nos períodos de 1971 a 1976 e 1978 a 1983. “Ronaldo se doou à cidade. A sua vida toda foi uma constante preocupação com Poços de Caldas e sua gente. Era um administrador que fazia questão de ouvir aqueles que procuravam assessorá-lo”.
Junqueira também foi vereador e presidente da Câmara, na legislatura de 1993 a 1996. Neste período, trabalhou ao lado de Antônio Carlos Pereira (DEM). O vereador lembra do valor que o ex-prefeito dava ao turismo. “O Relógio Floral e o Recanto Japonês são da época dele. Ele sempre teve um carinho muito grande com o turismo. Além disso, trabalhou em muitos bairros que não tinham nenhuma benfeitoria, como Vila Rica, Santa Rosália e Jardim São Paulo”.
Ronaldo Junqueira foi responsável pela inauguração do Conjunto Habitacional, em 1981, e pela criação da divisão de cultura. Atuou como vice-prefeito nas gestões de Sebastião Navarro (1989-1992) e Geraldo Thadeu (1997-2000). Durante a gestão do prefeito Paulo César Silva (2009-2012), foi secretário adjunto de Obras, ao lado do secretário Paulo Milton, que também esteve no velório. “Um grande amigo, um grande conselheiro. Deixa uma marca muito forte em nossa cidade pelas realizações feitas em sua época de vida pública”, destaca o ex-secretário.