Publicidade
Engenheira de Segurança do Trabalho da Prefeitura, Rosane Garcia, alertou os presentes para situações de risco
Engenheira de Segurança do Trabalho da Prefeitura, Rosane Garcia, alertou os presentes para situações de risco

Diminuir o número de acidentes de trabalho por meio de ações de conscientização. Este é o objetivo da 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que teve início nesta segunda-feira (14), no Espaço Cultural da Urca, e vai até a próxima quarta-feira (16). O vice-prefeito Nizar El-Khatib participou da abertura.

Publicidade

O evento é uma realização da Prefeitura e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e é voltado para os servidores dos diversos setores da administração municipal. A meta é que aproximadamente 400 servidores participem de cada uma das três edições do evento, que acontece também nesta terça-feira (15), das 8h às 12h e na quarta-feira (16), das 13h às 17h.

Neste ano, a SIPAT conta com palestras de representantes das áreas de medicina e segurança do trabalho, apresentação do espetáculo teatral Império das Perdas, da Companhia Antigo Benigno Gaiga e vídeos que alertam para os cuidados do trabalhador no ambiente de trabalho e na execução da rotina produtiva, além de sorteio de brindes.

A administração municipal vem investindo substancialmente em segurança do trabalho, com a contratação de três novos técnicos de segurança do trabalho, por meio de concurso público, realizado neste ano. O setor de medicina do trabalho passou a contar com três médicos no atendimento e também com a ampliação da área física, melhorando o acompanhamento dos casos de acidentes de trabalho.

“Além disso, realizamos também a SIPAT, que tem por objetivo lembrar os trabalhadores sobre hábitos seguros e melhorar a conscientização do pessoal, visando diminuir o número de acidentes”, destaca a secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Maria Luisa Untura Carneiro Santiago.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é obrigação legal de todas as empresas e deve ser realizada anualmente para atender a NR-05, da Portaria 3214 de 1978.