Expositores da Feira de Artesanato de Poços de Caldas (Fearpo) participam de um curso de manipulação de alimentos, na tarde desta quinta-feira (26). O objetivo da vigilância sanitária é padronizar os cuidados com o preparo, transporte e armazenamento dos produtos vendidos na feira. A capacitação está sendo realizada no Espaço Cultural de Urca.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Rômulo Vilela, a adequação dos produtos será feita gradativamente. “Queremos adequar, dentro de normas saudáveis, dentro da legislação, para garantir a procedência dos produtos”, explica.
O curso é ministrado pelo técnico da vigilância sanitária Dalton Fernandes Moreira. Ele conta que, antes de fiscalizar, é necessário informar os artesãos a respeito das normas de higiene. “O objetivo é ofertar produtos com mais qualidade e garantir a conservação. Depois disso, vamos intensificar a fiscalização junto com as secretarias de Serviços Públicos e Turismo”.
Ao todo, são 450 expositores, sendo 37 da área de alimentação. Um deles é o Edson Campos Jerônimo, que tem uma barraca de biscoitos e bolachas há 30 anos. Ele prepara os alimentos em casa, durante a semana. Edson conta que tem cuidado com a limpeza dos utensílios e a higiene pessoal, mas novas informações são sempre bem-vindas. “É o tipo de coisa que nunca aconteceu com a gente. Se não fiscalizar, muita gente deixa a desejar na parte de higiene. É muito importante isso”.
A Fearpo é realizada aos domingos, na Praça dos Macacos.