Neste sábado, 18, comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Mas a secretaria de saúde realizou atividades durante toda a semana para manifestar a necessidade de um tratamento mais humanizado no setor de saúde mental. O encerramento foi na manhã de hoje, na Praça Pedro Sanches.
Desde segunda-feira , o tema foi tratado em apresentações teatrais nas unidades de saúde, com apresentação do Grupo Cia Tema de Artes Cênicas. Além disso, vai até amanhã uma exposição no Espaço Cultural da Urca com trabalhos dos usuários do CAPS, Centro de Apoio Psicossocial.
Durante o evento, os profissionais envolvidos fizeram um balanço da situação em Poços de Caldas. A coordenadora de atenção básica da secretaria de saúde, Miriam Cioffi Ayres, explica que o trabalho realizado pelo CAPS é o principal aliado na luta contra a internação. “O usuário de saúde mental, em crise, pode passar o dia inteiro conosco, com atividades. À noite, retorna para casa, usando a medicação correta, fazendo as suas atividade laborais. E tudo isso já acontece aqui em poços.”