Quinze bares, quinze pratos irresistíveis e uma vontade única: degustar todos! E se você quiser conferir as delicias do Comida di Buteco 2013, basta ir a um dos bares participantes do maior concurso de cozinha raiz do Brasil, de12 a28 de abril. O Concurso Comida di Buteco, chega este ano à sua sexta edição em Poços de Caldas, com o slogan “Buteco: a verdadeira rede social”.
Idealizado pelo gastrônomo Eduardo Maya, tendo sua primeira edição em 2000em Belo Horizonte, o evento vem, ao longo dos anos, divulgando ingredientes e receitas da cozinha raiz, através do intercâmbio entre organizadores e proprietários de botecos. Como resultado deste trabalho, tornou-se um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil. Mais de uma “Década de Sabores”, trazendo para a discussão a evolução do cenário gastronômico da cozinha raiz neste tempo.
Para brindar o público deste ano, a coordenação do concurso como mote da campanha publicitária, convoca a todos para vivenciar essa Verdadeira Rede Social. “É nesses locais que tudo acontece. O buteco acaba sendo uma extensão de nossa casa, onde queremos encontrar uma comida boa, pessoas agradáveis e um lugar aconchegante”, conta Eduardo Maya, gastrônomo e idealizador do concurso.
Este ano a linguiça e/ou mandioca serão os convidados especiais. Em algumas de suas edições o Comida di Buteco lança aos concorrentes um desafio a mais: utilizar na receita do petisco um ou mais ingredientes específicos. Assim, estimula não apenas a criatividade, pois não podem existir tira-gostos repetidos numa mesma edição, mas também propicia a pesquisa sobre esses insumos.Em Minas Geraisna edição passada o Queijo Minas foi obrigatório. Para surpresa da organização, muitas pessoas não sabiam exatamente qual era o legítimo “queijo minas” e tanto os donos de botecos, como o público, acabaram por entender melhor um dos principais ícones da cultura alimentar mineira.
Para Eduardo Maya, a inserção de ingredientes específicos em algumas edições tem o objetivo de chamar a atenção para elementos típicos da cozinha brasileira ou que influenciaram nossa cozinha e que representam nossa rica identidade culinária. Ele salienta que, “o mais importante é que a escolha desses ingredientes reforça a missão do concurso de valorizar e resgatar a cozinha de raiz. Nunca perdemos esse foco.”
A cozinha de raiz, matriz do Comida di Buteco
Eduardo Maya entende a Cozinha de Raiz como aquela que detém os elementos que compõem a alma gastronômica e cultural de uma nação. “Tecnicamente falando, temos uma culinária voltada para as raízes, para o regional, para o típico, a gastronomia de história, a comida-da-casa-da-avó, a comida que tem uma sofisticação subliminar que está exatamente na sua não sofisticação, mas, no uso do ingrediente regional mais comum, tirando dele o que se tem de melhor. O Comida di Buteco leva as pessoas ao lugar mais genuíno onde podemos vivenciar essa cozinha: o boteco. Nele, a cozinha de raiz encontra seu segundo habitat, depois da casa de nossas avós. Coincidentemente, há mais ou menos uns seis anos, a gastronomia ao redor do mundo vem enaltecendo a culinária de raiz, e garantindo lugar de nobreza aos ingredientes, pratos e petiscos mais típicos e que representam a identidade dos lugares.”
O surgimento do Comida di Buteco, em 2000, contribuiu e vem contribuindo para que os donos de boteco entendam o valor da culinária que praticam em seus estabelecimentos simples e cheios de alma.
Patrocinadores dessa edição
O Comida di Buteco tem sua realização viabilizada por empresas que entendem seu valor como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, são elas: Bohemia, Nestlé, Hellmann’s, Doritos, Pepsi, Senac e Gasmig/Governo de Minas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Comida di Buteco