- Publicidade -

18.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Vereadores fazem apelo para construção de hospital regional em Poços

- Publicidade -
Vereadores fazem apelo para construção de hospital regional em Poços
Imagem ilustratica freepik

A Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou, nesta terça-feira (8), uma moção de apelo ao governador de Minas Gerais. A solicitação é a construção de um Hospital Regional no município. A iniciativa destaca a urgência de ampliar a oferta de atendimento especializado pelo SUS na região.

A proposta é de autoria coletiva. E foi assinada pelos vereadores Álvaro Cagnani (PSDB), Aliff Jimenes (PL), Diney Lenon (PT), Douglas de Souza (União), Flávio Togni (MDB), João Batista da Silva (Republicanos), Kleber Silva (Novo), Lucas Arruda (Rede), Marcos Sansão (PL), Meiriele Maximino (União), Ricardo Sabino (PL), Rovilson Gouvêa (PRD), Tiago Mafra (PT), Tiago Braz (Rede) e Wellington Guimarães (PSDB).

- Publicidade -

Demanda regional

De acordo com a justificativa da moção, Poços de Caldas, um dos maiores municípios do sul de Minas, atende não apenas sua população. Mas também moradores de cidades vizinhas como Andradas, Caldas, Bandeira do Sul, Campestre, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas.

Atualmente, o único Hospital Regional da macrorregião está localizado em Varginha. E atende 98 municípios, totalizando uma população de mais de dois milhões de pessoas. A distância entre Poços e Varginha é de 154 km. O que, segundo o texto, representa risco para pacientes em estado crítico.

- Publicidade -

Dados do G1 citados na moção indicam que Poços de Caldas enfrenta uma fila de espera no SUS com 26.499 pedidos de consultas e 21.466 solicitações de exames. O que reforça a sobrecarga no sistema local.

A proposta da Câmara é que o Governo do Estado inclua Poços de Caldas entre os municípios prioritários para a construção ou ampliação de hospitais regionais. Como já tem feito em Governador Valadares, Teófilo Otoni, Divinópolis, Sete Lagoas e Conselheiro Lafaiete. A medida, segundo os vereadores, é essencial para garantir atendimento digno e eficaz à população do sul de Minas.

Veja também
- Publicidade -



Banner Campanha de Doação de Livros






Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!