Devoção e memória afro-brasileira marcam encontro cultural em Caldas

Neste próximo sábado, 2 de agosto, a cidade de Caldas será palco do II Encontro Semeando – Encontro de Devoções e Raízes Sul-Mineiras. O evento valoriza as expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e populares da região. A programação tem início às 13h30 e será totalmente gratuita e aberta ao público. O encontro celebra a diversidade […]
PUBLICIDADE
Devoção e memória afro-brasileira marcam encontro cultural em Caldas
Divulgação

Neste próximo sábado, 2 de agosto, a cidade de Caldas será palco do II Encontro Semeando – Encontro de Devoções e Raízes Sul-Mineiras. O evento valoriza as expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e populares da região. A programação tem início às 13h30 e será totalmente gratuita e aberta ao público.

O encontro celebra a diversidade cultural do sul de Minas por meio de um cortejo com ternos de Congada, Moçambique e o grupo de Caiapós. Reafirmando a força das tradições e da religiosidade popular. Em 2025, a iniciativa presta uma homenagem especial à Comunidade Quilombola de Barreirinhos, reconhecida no ano passado pela Fundação Cultural Palmares.

PUBLICIDADE

Além da presença dos representantes da comunidade, haverá uma feirinha com produtos artesanais, mostrando o saber-fazer tradicional e impulsionando a economia comunitária local.

PUBLICIDADE

A programação segue com uma celebração simbólica à certificação da comunidade e a exibição de dois documentários.

  • “Colcha de Retalhos”, produzido pelo Núcleo de Cultura da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, Projeto Curas e a própria Comunidade de Barreirinhos;

  • “Adorei as Almas”, criação do Projeto Curas e da Associação Afro-Ancestral.

O Encontro Semeando é realizado pelo Núcleo de Cultura da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca. Em parceria com a Comunidade Quilombola de Barreirinhos, Projeto Curas e Associação Afro-Ancestral. Tem apoio da prefeitura de Caldas e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A proposta é fortalecer e resgatar a cultura afro-ancestral sul-mineira, promovendo a fé, a memória e o reconhecimento das identidades tradicionais da região.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos

Falecimentos

Confira as informações da Funerária sobre os últimos falecimentos

PUBLICIDADE
Cervejaria pode triplicar de tamanho

Cervejaria pode triplicar de tamanho

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG PUBLICIDADE COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG  www.sindijorimg.com.br Cervejaria pode triplicar de tamanho Inaugurada…

Don`t copy text!