A campanha Julho Amarelo foi instituída pela Lei nº 13.802/2019, com abrangência nacional. E tem como objetivo promover ações de conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais.
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública e a campanha busca reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.
Em Poços de Caldas, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial. Que inclui orientações à população, distribuição de materiais educativos e a realização de testes gratuitos.
Cronograma
11 de julho (sexta-feira) – das 7h às 13h, na Feira Livre da zona sul, Cohab;
16 de julho (quarta-feira) – das 6h30 às 12h, na Policlínica Central.
“Mais um alerta importante para a nossa população. Vírus, bactérias e outros fatores podem causar a inflamação do fígado conhecida como hepatite. Existem cinco tipos de hepatite viral: A, B, C, D e E. A doença pode ser aguda ou crônica, e as formas crônicas podem evoluir para complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. Por isso, é fundamental entender a complexidade da doença e as formas de prevenção”, orientou o secretário de Saúde Luis Augusto de Faria Cardoso.
Medidas de prevenção
Vacinação contra hepatite A (para crianças e grupos especiais) e B (conforme o calendário vacinal);
Uso de preservativos durante as relações sexuais;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de dentes e lâminas;
Evitar o consumo de água e alimentos contaminados.
Os testes para hepatites virais também podem ser regulares durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Testagem e Aconselhamento, rua Rio Grande do Sul, 145 – centro, das 8h às 17h.