
A forte massa de ar frio que avança sobre o Brasil mantém as temperaturas baixas no Sul e Sudeste do país nesta sexta-feira (4). Com destaque para o sul de Minas Gerais, onde os termômetros devem registrar valores próximos de 7°C ao amanhecer em municípios da serra da Mantiqueira.
No Sul do Brasil, as condições são ainda mais extremas. As mínimas podem chegar a 0°C em São Joaquim (SC), com risco de geada em cidades do norte do Rio Grande do Sul, oeste catarinense e sul e centro do Paraná. Cidades como Irati (PR) e Erechim (RS) devem amanhecer com cerca de 4°C. Mesmo em áreas urbanas como Porto Alegre (10°C), o frio será marcante.
No Sudeste, embora o risco de geadas seja menor, as manhãs seguem geladas, especialmente nas regiões serranas e no leste dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na Serra da Mantiqueira, cidades como Delfim Moreira e Passa Quatro devem registrar mínimas entre 7°C e 9°C. A máxima nessas localidades não deve passar dos 16°C.
No sul de Minas, o frio também se faz sentir em outras cidades serranas, com manhãs frias e tardes de temperatura amena. Em Belo Horizonte, a mínima prevista é de 11°C, com máxima de 23°C.
A umidade sobre o Sudeste contribui para a sensação térmica ainda mais baixa, mesmo em locais onde os termômetros marcam valores acima dos 10°C. Em São Paulo, capital, a máxima não deve ultrapassar os 16°C, e no Rio de Janeiro os termômetros chegam, no máximo, a 19°C.
Segundo os meteorologistas, o frio deve persistir nos próximos dias, mantendo a população em alerta, principalmente em regiões mais elevadas de Minas e nas áreas rurais, onde a sensação térmica costuma ser ainda menor.