A Secretaria Municipal de Esportes negou o uso do Ginásio Poliesportivo Miguel Zanetti para um grupo de fisioterapia da terceira idade. Com essa decisão, cerca de 70 idosos, incluindo participantes de até 90 anos, perderam o espaço para suas atividades físicas prescritas por médicos.
Mônica Canto, presidente do bairro Nova Aurora e integrante do grupo, explica que a iniciativa surgiu em 2023 por meio de uma ação conjunta entre os Programas de Saúde da Família (PSF) dos bairros Caio Junqueira e Nova Aurora. Desde então, as atividades acontecem de terça a sexta-feira, das 8h às 9h, no ginásio. No entanto, no início do ano, a renovação do uso do espaço foi negada.




De acordo com Mônica, nesta quarta-feira foi o principal impasse, pois o horário passou a ser destinado a um projeto esportivo de futsal. No documento recebido pelo grupo, a Diretoria de Políticas Públicas Esportivas argumentou que a principal finalidade do ginásio é a prática de esportes e que é necessário atender à demanda dos professores e alunos do futsal.

Apesar disso, o grupo contesta a justificativa, pois o projeto ainda não teve início e o ginásio permanece vazio no horário solicitado. Além disso, a Secretaria de Saúde tentou negociar um ajuste no horário, propondo que as atividades do grupo começassem mais cedo, mas a solicitação também foi recusada.
Diante dessa situação, os participantes optaram por manter os encontros na área externa do ginásio para preservar o vínculo e a continuidade das atividades.
Secretaria de Esportes busca solução
A reportagem do Poços Já procurou a secretária de Esportes Zélia Maria Testi Moreira para esclarecer o posicionamento da pasta. Segundo ela, a negativa surpreendeu a gestão, indicando um possível erro de comunicação.
Zélia informou que os horários do ginásio foram divididos, garantindo o espaço para o PSF nas terças, quintas e sextas-feiras. Ela reconheceu que, apesar da prioridade ao esporte, o grupo realiza uma atividade física essencial para a saúde. “Não houve alteração na agenda de 2024 para 2025, por isso estamos buscando entender o que ocorreu para solucionar a questão”, explicou.
Como medida provisória, ficou estabelecido após a manifestação que o grupo utilizará o ginásio às quartas-feiras, das 7h30 às 8h30, além de manter as atividades nas terças, quintas e sextas-feiras no período da manhã.