
Desde janeiro deste ano, com o calor intenso, as altas temperaturas e o grande volume de chuvas, os agentes da Vigilância Ambiental intensificaram as visitas a residências onde ocorreram registros de acidentes e denúncias sobre o aparecimento de escorpiões.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 45 escorpiões já foram capturados na cidade em 2025, um número que chama a atenção.
Ano passado, foram registrados 56 casos de acidentes envolvendo o aracnídeo no município, além de 40 denúncias sobre o surgimento de escorpiões dentro de imóveis.
“Estamos monitorando as localidades com ocorrência de escorpiões e realizando buscas ativas, além de orientar a população sobre os cuidados necessários”, afirma Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Divisão de Vigilância Ambiental.
Medidas
A Secretaria de Saúde reforça à população a importância de adotar medidas simples para reduzir a incidência de acidentes com animais peçonhentos:
– Manter os ambientes limpos e organizados;
– Remover entulhos, como garrafas pet, sacolas, sobras de construção e lixo doméstico em geral
– Vedar portas com “cobrinhas” e instalar telas em ralos, pias e tanques;
– conferir sapatos e roupas antes de usar.
Acidentes
Em caso de acidente, a vítima deverá procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber o tratamento adequado.
As denúncias sobre a presença de escorpiões podem ser feitas ao Alô Saúde através do WhatsApp: (35) 3114-8127 ou Tel: 0800 283 0324.
Trabalho dos agentes
Os agentes visitam as casas para orientar os moradores sobre como evitar animais peçonhentos. Além disso, também trabalham no combate ao Aedes aegypti, dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
“É fundamental que a população receba bem as equipes de agentes de endemias para que possam realizar as vistorias e repassar as orientações possíveis, garantindo um trabalho seguro e eficaz”, destaca Robson Rodrigues dos Santos, supervisor geral do Programa de Controle Vetorial.