- Publicidade -
17.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços poderá ter Rede da Igualdade Racial

- Publicidade -
Poços poderá ter Rede da Igualdade Racial
Divulgação

A Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica e o Centro Cultural Chico Rei realizaram uma reunião conjunta que teve como pauta a criação da Rede da Igualdade Racial. O encontro aberto aconteceu no Espaço Cultural da Urca, na última quinta-feira (6).
A coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica Nanci de Moraes abriu a reunião. Ela agradeceu a presença de todos e ressaltou a emoção de estar vivenciando a criação da Rede da Igualdade Racial. Que vai reunir representantes do movimento negro, coletivos, associações, grupos diversos, órgãos e pessoas físicas interessadas na luta antirracista no município.

Em processo de articulação, a rede será um espaço de reflexão sobre as políticas públicas, realizando um trabalho de conscientização, difusão de conhecimento, divulgação de leis e serviços, com foco no combate ao racismo e à desigualdade racial.

- Publicidade -

Nova divisão

A criação da rede é uma das frentes de trabalho da recém-criada Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica. A secretária municipal de Assistência Social Marcela Carvalho falou da necessidade da criação da nova estrutura. O objetivo principal é reduzir as desigualdades raciais no município, com foco na população negra. Isso por meio de ações planejadas, além de atender às demandas imediatas identificadas na cidade.

Na sequência, os presentes fizeram uma breve apresentação, respondendo ao questionamento: “por que você está aqui?”. “Foram relatos emocionantes e significativos de experiências dolorosas de racismo. E também de momentos de esperança em mudanças e na crença de um novo espaço de luta e de ações afirmativas de combate ao racismo estrutural e possibilidades. Com o fortalecimento de atividades antirracistas que serão trabalhadas no decorrer do ano”, compartilhou a presidente do Centro Cultural Chico Rei Lúcia Vera de Lima.

- Publicidade -

Participaram da reunião representantes dos Coletivos Negros Dona Laudelina Campos Melo e Coletivo Cultural Ébano, das instituições de ensino superior Unifal e Instituto Federal do Sul de Minas, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compiré), do Centro Cultural Chico Rei, de servidores da Secretaria de Assistência Social e pessoas interessadas na causa antirracista.

 

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!