O projeto de circo “Mão na Lona – Quem encontra um Tonto aumenta um conto”, idealizado pelo artista Ivan Luiz Soares, foi realizado em Santana de Caldas, São Pedro de Caldas e Palmeiral, distritos rurais da região.
O “Mão na lona” acontece de várias formas, e nesse formato o projeto se compõe do espetáculo solo “Quem encontra um Tonto aumenta um conto”. Já esteve em diversas escolas no município de Poços de Caldas, além de espaços públicos, centros sociais, creches e asilos. Ainda circulou fora do país, na cidade de Córdoba, Argentina.
Todas as idades
Trata-se de um espetáculo cômico direcionado a todas as idades, que traz a essência dos espetáculos de rua e a relação direta com o público. A construção do espetáculo tem como mote a figura do palhaço “Tonto”, que sobrevive nas ruas tendo como companhia no seu dia a dia uma mala. De dentro dela começa a tirar situações hilárias criando um mundo de fantasia e imaginação.
Em jogos de improvisações, brinca com o público e o convida para entrar em cena e ajudar em suas confusões. Tendo como base a arte da palhaçaria, acrescenta teatro físico e números circenses, como mágica, malabares, acrobacia e equilibrismo, entre outros. Ao final de cada apresentação, os participantes ocupam o picadeiro, tomando conta de um lugar de protagonismo e deixando sua marca com as mãos de tinta na lona que foi parte do cenário. Daí surge o nome “Mão na Lona”.
O projeto teve aprovação no Edital Lei Paulo Gustavo Estadual.
Equipe
Artista Ivan Luiz Soares, produção Júlia Souza de Almeida, videomaker Robson Castor, fotografia João Ferreira (Xuão), sonoplastia Gustavo Massola e Ibrian Azzi.