A corregedoria da Guarda Civil Municipal concluiu seu processo administrativo disciplinar contra o servidor acusado de agredir um motociclista durante uma fiscalização de trânsito em janeiro deste ano. A decisão foi por uma advertência verbal, de caráter pedagógico.
O processo disciplinar contra o guarda foi instaurado após um vídeo circular pelas redes sociais. Ele mostra o servidor partindo para cima de um motociclista com um pedaço de pau. A Secretaria de Defesa Social determinou não só a investigação pela Corregedoria, mas também a retirada do servidor dos serviços operacionais e encaminhamento para atendimento psicológico.
A decisão da Corregedoria, publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (7) determina a advertência com base em Leis federal e municipal. Assim, o guarda está liberado para exercer normalmente suas funções. No entanto, a corporação segue acompanhando seu quadro psicológico.
Além disso, a Corregedoria aponta que a medida se deu em razão da conduta do guarda, e não por um ato de violência. Falta de provas levaram à decisão, já que a vítima não indicou a testemunha apontada, nem apresentou o laudo que comprovasse as lesões sofridas.
Vídeo
O vídeo mostra uma blitz próxima à sede da GCM, o motociclista estava irritado com a abordagem e com o fato de ter sido solicitado que constasse atividade remunerada em sua habilitação, bem como sua motocicleta tivesse placa vermelha, já que ele estava trabalhando para um aplicativo de transporte. O autor do vídeo ainda diz que após ter sua moto apreendida ele teria sido agredido com uma coronhada. Neste momento do vídeo, o guarda que estava mais afastado pega um pedaço de pau e parte para cima do homem que está gravando e desfere golpes.
O vídeo se encerra e rapidamente circula nas redes sociais, provocando revolta e vários tipos de comentários, a maioria repudiando a ação do servidor público.
Relembre o caso clicando aqui.