- Publicidade -
25.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Corregedoria vai apurar conduta de GCM que agrediu motociclista

- Publicidade -

Vídeo registra fiscalização e flagra agressãoUm guarda civil municipal foi filmado partindo para cima de um motociclista com um pedaço de pau na tarde da última terça-feira (16). As imagens viralizaram nas redes sociais causando revolta. A reportagem do Poços Já procurou o secretário de Defesa Social Rafael Conde, que, além de lamentar o fato, já sinalizou que o servidor foi retirado dos serviços operacionais e encaminhado para atendimento psicológico. Além disso, pontuou que o caso será investigado pela Corregedoria, mas que as fiscalizações de trânsito continuam.

O vídeo mostra uma blitz próxima à sede da GCM, o motociclista estava irritado com a abordagem e com o fato de ter sido solicitado que constasse atividade remunerada em sua habilitação, bem como sua motocicleta tivesse placa vermelha, já que ele estava trabalhando para um aplicativo de transporte. O autor do vídeo ainda diz que após ter sua moto apreendida ele teria sido agredido com uma coronhada. Neste momento do vídeo, o guarda que estava mais afastado pega um pedaço de pau e parte para cima do homem que está gravando e desfere golpes.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

O vídeo se encerra e rapidamente circula nas redes sociais, provocando revolta e vários tipos de comentários, a maioria repudiando a ação do servidor público.

A Guarda Civil Municipal (GCM) usou as redes sociais para falar sobre a fiscalização, mas optou por não se posicionar com relação à atitude do servidor. O secretário lamentou o fato em seu nome e da GCM.

- Publicidade -

“Da nossa parte lamentamos o ocorrido, particularmente não coaduno com esse tipo de situação, uma violência desnecessária, por não ter sido uma resposta a uma agressão”, enfatiza e acrescenta pontuando as medidas legais. “A conduta foi encaminhada para a Corregedoria, que foi criada para este tipo de situação mesmo, e com o desdobrar do procedimento vai ser verificada a aplicação de punições, se haverá a instauração de procedimentos administrativos ou sindicância”.

Enquanto a Corregedoria analisa o caso o servidor irá receber acompanhamento psicológico e as blitzen continuam. “Fizemos inúmeras fiscalizações, tanto a Guarda, quanto o Trânsito, e em conjunto com a Polícia Militar, e não tivemos nenhuma situação infeliz dessa desde dezembro. A fiscalização continua, as pessoas têm que andar dentro da lei, e uma conduta infeliz dessa tem que ser apurada e punida de acordo com as normativas”, esclarece o secretário.

- Advertisement -

Quando da circulação do vídeo algumas pessoas questionaram a competência dos agentes em fiscalização. A nota da GCM esclareceu, citando legislações federais e resoluções do Contran que validam a atuação.

O secretário foi questionado ainda sobre as imagens registradas na câmera que aparece afixada no colete do guarda. Ele explicou que caso elas tenham registrado o fato, as imagens serão usadas pela Corregedoria.

Ainda sobre o autor do vídeo, o secretário pontuou ser a mesma pessoa envolvida em uma confusão na área central com agentes de trânsito e o autor das imagens que mostram o pneu ‘careca’ de uma moto da GCM.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!