A chuva que cai sobre Poços de Caldas nestes primeiros dias do mês de novembro representa 18% do volume esperado para o mês, de acordo com a média histórica do Climatempo.
O site, voltado para questões meteorológicas, aponta que para o mês o volume médio de chuvas é 245mm, sendo que até esta segunda-feira (4) os registros apontavam que já choveu 44mm. Ou seja, 18% do total só em novembro. Os dados são extraídos de combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
O porcentual de 18% tende a crescer nos próximos dias, já que as previsões de chuva se estendem por toda a semana. Nesta terça-feira são esperados 19mm, quarta-feira 8,8 mm e quinta-feira 15,3mm. A maior quantidade de água deve cair na sexta-feira, com previsão de 35,8 mm.
Por fim, para sábado a previsão é de 6,2mm. Já domingo as chuvas devem cessar.
A esperança é que a chuva consiga suprir a crise hídrica enfrentada nas represas do município. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) a situação já está bem melhor e se a chuva permanecer as represas atingem um nível mais tranquilo.
De acordo com dados do DME, os reservatórios, no final do mês de outubro, ainda precisavam de reforço das chuvas. A represa Bortolan estava com nível útil de 64,10% e a cipó, 35,21%.