As chuvas que atingiram Poços de Caldas no último final de semana trouxeram alívio para a questão do abastecimento. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o volume da represa aumentou cerca de 42 milhões de litros.
A represa Saturnino de Brito é um das principais fontes hídricas da cidade para o abastecimento da população e vinha sofrendo com a estiagem, a ponto de precisar ser reabastecida com água de açudes e riachos particulares para que a população não ficasse sem água. Com isso, as chuvas dos dias 19 e 20 aumentaram cerca de um metro no volume, o que equivale a aproximadamente 42 milhões de litros. “Isso comparado aos últimos dias, além do aumento de volume na represa do Cipó”, explica o Dmae.




No entanto, a quantidade ainda não é suficiente para sanar a crise hídrica. O Departamento esclarece que a normalização do abastecimento só poderá ocorrer se as chuvas continuarem. “Ainda há a dependência dos açudes e do bombeamento, além da colaboração dos moradores no uso racional da água”, finaliza.
Chuvas
As previsões meteorológicas apontam a ocorrência de chuvas ao menos nos próximos 10 dias. No entanto, elas vão desde garoa a chuvas mais persistentes em alguns dias.
O sol deve aparecer só na quarta-feira (23).