A EPR Sul de Minas concluiu a obra de contenção de encosta, no km 69 da BR-459, próximo a Senador José Bento. Uma intervenção realizada em uma área de 6,4 mil metros quadrados, com 120 metros de extensão, que contou com soluções de engenharia de baixo impacto no tráfego para executar uma complexa estrutura de drenagem, contendo drenos profundos e escadas hidráulicas. Todo projeto teve, portanto, o objetivo de proporcionar maior segurança para os motoristas que transitam pelo local, especialmente em períodos de chuva.
A obra teve execução em 120 dias e corrige um problema antigo de instabilidade em função do desnível de solo existente devido à geometria local. “É uma obra estrutural de extrema importância que visa garantir maior estabilidade e, consequentemente, segurança para um trecho cujo relevo é bastante acidentado e com um histórico de graves problemas de instabilidade no passado”, afirma Érica Kawatake, diretora-executiva da EPR Sul de Minas.
A obra do km 69 faz parte de uma série de intervenções da EPR Sul de Minas para o enfrentamento do período de chuvas de verão que incluem ainda manutenção e recuperação de pavimento, limpeza e reforma dos sistemas de drenagem, sinalização especial para trechos de serra, entre outras.
Foram utilizados cerca de 50 metros cúbicos de concreto a partir de um sistema de contenção de encostas tecnicamente conhecido como obra de solo grampeado. A engenharia, portanto, além de garantir uma base segura para o pavimento, contou ainda com a instalação de um novo sistema de drenos profundos. Eles agregam maior capacidade de escoamento da água pluvial prevenindo danos no período de chuvas.
- Publicidade -
Obra de contenção de encosta é concluída na BR-459
- Publicidade -