A premiação dos vencedores do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais ocorreu sexta-feira (30), no Serro, durante a Festa do Queijo. A escolha do Serro para sediar a final do concurso se deve à importância da atividade na região, cuja tradição remonta à chegada dos colonizadores portugueses, pelas trilhas do ouro.
Além disso, o modo de fazer do queijo artesanal da região do Serro foi o primeiro bem com registro como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais, em agosto de 2002.
O produtor Kleber João Soares, de Vargem Bonita, na região da Canastra, conquistou o título de grande campeão da categoria Queijo Minas Artesanal do 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais.
Já nas categorias dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas, os primeiros colocados foram o Queijo Artesanal Inácio (Alagoa), na categoria dois (maturação até 30 dias); e Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca), na categoria três (maturação acima de 60 dias).
Na recém-criada categoria “Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – com ingredientes opcionais ou defumados” o primeiro lugar foi conquistado pelo produtor Leonardo de Andrade Pereira, de Aiuruoca (Mantiqueira de Minas).
Homenagem
Durante a programação da festa, o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, e o diretor técnico da empresa, Gelson Soares, receberam a Comenda Guardião do Queijo, da Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (APAQS). A homenagem reconhece os serviços prestados na promoção, divulgação, proteção e desenvolvimento da cadeia produtiva do queijo da região do Serro.
“O concurso de queijo é uma estratégia da Emater-MG, de assistência técnica, para que possamos valorizar e promover os nossos queijos. Além disso, é uma forma de ter assistência técnica para a melhoria contínua desse produto que faz parte das tradições mineiras”, salienta Otávio Maia.
Disputa acirrada
Cada uma das quatro categorias do concurso teve cinco vencedores, que atingiram notas bastante altas. “São ótimos queijos e a gente tem visto um crescimento da qualidade dos queijos inscritos todos os anos. Acredito que isso venha ocorrendo devido ao bom trabalho da extensão rural, que leva informações para os produtores e eles vêm se qualificando para produzir o melhor queijo para o consumidor”, argumenta o consultor técnico de queijo Élmer de Almeida, um dos jurados do concurso.
O júri avaliou aspectos internos e externos de cada uma das peças, analisando a apresentação (formato e acabamento), a cor (uniforme ou manchada), a textura (olhaduras e granulação), a consistência (dureza e untuosidade), assim como o paladar e o olfato (sabor e aroma) dos queijos.
O vencedor da categoria QMA, Kleber Soares, diz que “busca sempre fazer um produto de qualidade, usando as melhores práticas desde a retirada do leite até a produção dos queijos”.
Vencedores
Os queijos vencedores do concurso ganharam troféus. Mas, todos os produtores participantes do 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais receberam o Certificado de Participação.
O concurso é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Atualmente, está em andamento no país uma campanha para consolidar a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.
Confira abaixo os campeões do 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais.
Queijo Minas Artesanal – Categoria um
1º – Kleber João Soares (Vargem Bonita/Canastra)
2º – Alexandre Honorato (Araxá/Araxá)
3º – José Orlando Ferreira Júnior (Carrancas/Campo das Vertentes)
4º – Vismar Enio Pimenta (Alvorada de Minas/Serro)
5º – João José de Melo (Serra do Salitre/Serra do Salitre)
Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria dois
1º – Queijo Artesanal Inácio (Alagoa)
2º – Queijaria Perroni (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
3º – Fazenda JM (Itamonte/Alagoa)
4º – Queijo Kairós (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
5º – Pedra do Segredo (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria três
1º – Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas)
2º – Luciane Carvalho/João Carlos de Carvalho (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
3º – Marcelo Fonseca de Andrade (Alagoa/Mantiqueira de Minas)
4º – Carlos Henrique Cugler Lamim (Virgínia/Mantiqueira de Minas)
5º – Jó Ribeiro de Carvalho Júnior/Sandra (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria quatro
1º – Leonardo de Andrade Pereira (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas)
2º –Fabiano Tavares Fonseca (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
3º – Lourenço Martins de Barros (Alagoa/Alagoa)
4º – Valdeci Mendes de Andrade (Alagoa/Alagoa)
5º – Jó Ribeiro de Carvalho Júnior/Sandra(Itamonte/Mantiqueira de Minas)