- Publicidade -
24.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

ENCCEJA: entenda como funciona a prova e possíveis temas da redação

- Publicidade -
Encceja 2024: entenda como funciona a prova e possíveis temas da redação
Imagem ilustrativa

Dia 25 de agosto acontece o Encceja 2024 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. A prova oferece aos candidatos que não concluíram a educação básica em idade regular a possibilidade de conquistarem a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio, permitindo a entrada dos aprovados no Ensino Superior.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma delas com 30 questões. Para serem aprovados, os candidatos devem alcançar pelo menos 100 pontos em cada uma das provas, além de conseguirem uma média de, no mínimo, 5 pontos na redação.

- Publicidade -

Desenvolvimento de texto

Jonas Pereira, professor de redação da Escola Vereda, explica que assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Encceja avalia o candidato conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir das áreas de Linguagem e suas tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza e, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. “Nesse viés, surge uma proposta de redação, de natureza dissertativa-argumentativa que observa, em linhas gerais, a criticidade e a maturidade de compreensão da sociedade na qual está inserido o pretendente à certificação”, explica o professor.

Tratando do desenvolvimento do texto, as propostas têm elaboração com temas diferentes para cada nível de ensino (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Seguindo o critério da razoabilidade de um problema social, atrelado a temas atuais, como meio ambiente, saúde, segurança, moradia, alimentação, direitos humanos, educação e cidadania.

- Publicidade -

Exemplos de temas para a redação

Para ajudar os candidatos na hora de estudar para a prova, o professor de redação listou alguns exemplos de temas para o Encceja 2024.

Pandemia da covid-19 e suas consequências econômicas e sociais;

- Publicidade -

Violência em ambientes escolares;

Insegurança alimentar nas áreas carentes das grandes cidades;

Desigualdade e a sonegação dos direitos sociais;

Precarização da saúde pública;

Políticas de combate ao racismo;

Propagação do discurso de ódio e da intolerância nas redes sociais.

De acordo com Jonas, os assuntos acima têm grandes chances de aparecerem nas propostas de redação da prova. “O Encceja costuma abordar temas que tenham uma carga semântica atual em evidência, por isso os tópicos tratados na redação normalmente possuem um embasamento social”, explica.

Repertório

O professor ressalta ainda que independentemente do tema central da redação, o mais importante é que o candidato procure “alimentar” o seu repertório sociocultural para a prova. “Estude diversos assuntos para que diante de uma aproximação temática, seja possível discutir criticamente a problemática, apontando possíveis soluções para resolução da situação”, finaliza.

 

Outras notícias

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!