Um requerimento da vereadora Luzia Martins (PDT) está questionando a Administração acerca de algumas precariedades encontradas em bibliotecas públicas da cidade. “Em visita nas bibliotecas públicas do município para acompanhar os trabalhos, identifiquei algumas demandas e necessidades de melhorias nesses espaços”, diz ela em seu documento legislativo.
Problemas
Assim sendo, Luzia descreve que a Biblioteca Municipal Centenário tem problemas na parte elétrica e algumas lâmpadas não acendem. Na Professor Júlio Bonazzi o telhado necessita de manutenção para acabar com as goteiras. Os banheiros também precisam de manutenção porque um está interditado e no outro a descarga não funciona, ficando o uso restrito aos servidores. Há muita sujeira de pombos. A unidade está há 4 anos sem internet (wi-fi), os computadores estão com sistema obsoleto, não atendendo, portanto, às necessidades, e o sistema está indisponível para os usuários pesquisarem ou fazerem reservas de livros.
A Biblioteca Manuel Costa Guimarães, na zona sul, é muito bem utilizada pela população, no entanto a estrutura física é bem precária e está sem identificação.
A Biblioteca Nilza Botelho Megale, que está instalada no Museu Histórico e Geográfico, funciona sem bibliotecário. E como a exposição do acervo não é aparente, desse modo fica impossível qualquer acesso aos livros. A parlamentar ainda acrescenta que o prédio do Museu apresenta muitos problemas estruturais. As janelas de madeira estão todas comprometidas, sendo que algumas ficam o tempo todo fechadas porque se abrir não conseguem mais fechar. Existem também muitas trincas em toda a escada, as tintas das paredes estão saindo e tem goteiras em vários locais. Além de não contar com o profissional museólogo.
Na Biblioteca Municipal Marcos Vinicius de Moraes, na zona leste, o espaço é inadequado e falta investimentos.
Questionamentos
Diante do exposto, a vereadora questiona quantos servidores atuam nas bibliotecas públicas municipais, se a atual coordenadora das bibliotecas tem a formação específica para o desempenho das atividades, como é feita a limpeza nas bibliotecas, qual foi investimento realizado para atualizar o acervo das bibliotecas nos últimos 5 anos, qual a previsão para a aquisição de novos livros para todas as unidades. E ainda qual é o sistema utilizado e se ele atende às demandas. Se existe a possibilidade de implantar o sistema de Classificação Decimal de Dewey para facilitar a organização das informações nas bibliotecas municipais. Quanto à Biblioteca da zona sul, ela também pergunta se existe previsão para transferir para um novo endereço com estruturas mais adequadas. Luzia também quer saber se após a realização do concurso público, que já teve homologação, quando haverá convocação dos profissionais habilitados em Biblioteconomia e qual é o plano de ação para investimento para manutenção em restauros e/ou reparos no Museu Histórico e Geográfico.