A Alcoa Poços de Caldas promoveu, em 4 de junho, um bate-papo com a imprensa da cidade e da região. O tema foi “Desenvolvimento Sustentável e o Papel da Comunicação”, com Danilo Maeda, diretor-geral da Beon, consultoria especializada em ESG – sigla em inglês para assuntos ambientais, sociais e de governança. Desse modo, o momento reuniu cerca de 40 profissionais de veículos de rádio, televisão, portais, jornais e assessoria de comunicação, em celebração ao Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho.
Socioambiental
A palestra abordou tópicos sociais, como desigualdade e combate à fome, e também aspectos ambientais. Especialmente pautados por mudanças climáticas, biodiversidade e proteção de recursos naturais. “É importante que os comunicadores, pessoas que exercem a função de levar informação de qualidade, promovam maior engajamento da sociedade civil nessa agenda que pode parecer distante, mas afeta a vida de todos”, destaca Danilo.
“Precisamos discutir desenvolvimento sustentável porque significa a preservação da vida humana. Conectar isso com o jornalismo é muito relevante. Pois a imprensa tem o papel fundamental de disseminar este tipo de informação para as pessoas”, avalia Wiliam de Oliveira, assessor de Comunicação do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE).
Engajamento
Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas, explica que o engajamento com a imprensa já faz parte do calendário anual de eventos da empresa e está em sua segunda edição. “Nosso objetivo é agradecer a importância do papel destes profissionais para nossas comunidades. Além do reconhecimento, aproveitamos a oportunidade para proporcionar uma palestra com um assunto atual e de interesse para este público”.
Felipe Avelino, jornalista da Rádio Nova Brasil Mantiqueira, de Andradas-MG, agradeceu o convite da Alcoa e a oportunidade de se encontrar com colegas da região. “Foi muito importante essa confraternização e o aprendizado com uma pessoa capacitada”, conclui.