Um projeto de lei do vereador Diney Lenon quer que seja criado um sistema eletrônico para preservação digital do acervo funerário de Poços de Caldas. E ainda também o acesso público para consulta de jazigos e túmulos do cemitério municipal.
O município, segundo a proposta, criaria um site contendo informações sobre o cemitério, assim como mapas e barras de pesquisas, com nomes e dados dos falecidos.
Justificativa
Para justificar seu projeto, o vereador diz que o cemitério é uma importante fonte, tanto histórica como cultural para a cidade. Desse modo, a manutenção digital do acervo funerário é uma forma de preservar a história do município e das famílias que fundaram e fizeram parte do desenvolvimento da cidade. “Assim como é de extrema importância para pesquisas genealógicas e históricas não somente de cidadãos da região como também de outras cidades e até mesmo de outros países que não podem vir até o município para realizar essas pesquisas. Sendo assim, a digitalização dos acervos e dados sepulcrais obedece aos princípios da publicidade e eficiência da Constituição Federal”, pontua Lenon.
Ele ainda lembra que diversos municípios do estado e do país possuem sites para a verificação e consulta de jazigos, inclusive com mapas. “Nessa toada, é imprescindível que o município digitalize esse arquivo o mais rápido possível. Não somente como uma forma de evolução digital, como também de preservação, vez que, devido tratar-se de documentos antigos, eles podem se perder com o tempo ou com incidentes, como incêndios e/ou infiltração dos prédios”, finaliza o documento.