Publicidade

 

Os novos conselheiros tutelares dos Direitos das Crianças foram eleitos de forma democrática em nossa cidade, nesse 1° de outubro, e na oportunidade quero desejar excelente trabalho a eles, nas regiões centro/leste e sul/oeste.

Publicidade

Mas, considerando que Poços de Caldas possui cerca de 122 mil eleitores e ao analisar a quantidade de eleitores que compareceram às urnas das duas regiões de Poços neste domingo, cerca de 3 mil e 300 cidadãos, ou seja, constatamos que menos de 3% exerceram a participação cidadã. Pensando que este fenômeno pode ter ocorrido em quase todos os municípios do Brasil, é necessária uma grande reflexão e levantar algumas questões, considerando que as nossas crianças e adolescentes são prioridades em relação às políticas públicas e aos direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente e nossa Constituição Federal.

Segue o questionamento:

– Onde estão as nossas lideranças políticas e os movimentos sociais? Onde estão as mães, os pais, os responsáveis e nossos núcleos familiares? Onde estão as escolas, movimento estudantil, creches, postos de saúde, igrejas, sindicatos, pastorais? Muitos estariam atuando, digo postando somente de forma virtual em grupos nas redes sociais?  Onde está a responsabilidade das plataformas digitais Facebook, Tik Tok, Instagram? Onde estão as grandes empresas, marcas de bebidas e grifes? Onde estão os publicitários, produtores de propagandas sensíveis e mirabolantes, que arrastam pessoas que são capazes de acampar em filas para comprar ingressos dos seus artistas preferidos (veja o último “The Town Festival”)? Onde estão os cantores sertanejos e jogadores de futebol? Onde estão as multinacionai$ que sugam nossos recursos naturais?

É importante pensarmos o que pode ocasionar esta crise de participação popular junto à cidadania e aos direitos das crianças e quanto ao rumo da nossa democracia.

A indignação é muita, mas acredito ainda que a nossa sociedade pode superar esse momento de crise da participação cidadã porque as crianças e os adolescentes são os nossos maiores valores!