Após um projeto escolar sobre tecnologia e comunicação, um grupo de estudantes de Poços de Caldas criou a plataforma digital “FemHelp“. O site foi criado há seis meses e tem o objetivo de oferecer apoio a mulheres que sofrem abusos e violências.
A inspiração surgiu em áudios de vítimas de violência doméstica publicados pela Polícia Militar de Santa Catarina (RS). “O site tem o intuito de unir as mulheres, as tornarem fortes e ajudar aquelas que sofrem algum tipo de violência a superar e denunciar”, explica Laisa Tavares, de 18 anos, uma das idealizadoras.
O grupo de adolescentes feministas afirma que a plataforma é apartidária e direcionada a todas mulheres, independente de religião, raça, cor ou preferência sexual. “Nós vimos que é necessário ajudar qualquer mulher, sem distinção, fazendo com que a coragem se manifeste para que consigam denunciar seus abusos e lutar pelos seus direitos”, destaca a jovem Thaisha Almeida, de 18 anos, também integrante do FemHelp.
No site é possível encontrar links de apoio à mulher, vídeos, textos de ajuda e também um chat que não exige identificação. Além disso, o grupo hoje está ligado à rede da mulher pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e recebe apoio da Polícia Militar.
Júlia Franco, de 17 anos, que também é uma das criadoras do FemHelp, ressalta que a ideia era formar uma família de mulheres. “Ali uma pode ajudar a outra, e juntas adotamos um lema de que não somos livres até que todas nós estivermos livres”.
Participam do grupo: Thaisha Almeida, Laisa Tavares, Tamara Tavares, Julia Franco, Laura Dias, Julia Oliveira e Gabriela Bastos.
Powered by WPeMatico