O atleta poços-caldense Francisco Nogueira Gonçalves, mais conhecido como Chiquinho, disputou o Ultra Desafio de 75km, realizado no sábado (20), em Morungaba (SP). Foram 10h20 de prova até que Chiquinho cruzasse a linha de chegada em primeiro na sua categoria e em quarto na categoria geral.
Chiquinho contou com o apoio da equipe LabFit, que tinha Philippe Mendes dos Santos como treinador e Isabela Gonzaga como Pacer. Ela, que tinha como recorde pessoal a marca de 30 km, também se superou: fez 54 km da prova ao lado do corredor, para ditar o ritmo.
Apesar de praticar esportes desde criança, foi em dezembro do ano passado que Chiquinho iniciou os treinamentos para corridas e a prova mais longa que havia disputado era a Volta ao Cristo desse ano.
Como não bastasse a longa distância, o trajeto foi sinuoso, com com estrada de terra e trilhas. “A maior dificuldade foi enfrentar um trajeto com subida em aproximadamente 70% da prova, mas a emoção de concluir e perceber que tinha tanta gente torcendo por mim foi inexplicável”, conta Chiquinho.
Segundo o treinador o final de semana foi de muitas conquistas e quebras de recordes pessoais. “A gente sabia que tinha condições de terminar a prova bem, mas como o resultado foi além do esperado, tanto o Chiquinho quanto a Isabela se superaram para concluir a prova”, afirmou Philippe.
Até o fim, por Rullyan
Chiquinho queria prestar uma homenagem ao amigo Rullyan Carlos de Assis, que morreu vítima de leucemia em fevereiro deste ano. “Acompanhei tudo o que ele passou e toda a força com que ele enfrentou tudo. Por isso colocamos essa frase “Até o fim, por Rullyan” na camiseta da equipe e sempre que o corpo dava sinais para desistir eu retirava forças por ele, até o fim”, comentou.