- Publicidade -
24.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Dr. Carlos Aterje explica os perigos do glaucoma

- Publicidade -
Dr. Carlos Aterje informa que paciente precisa se comprometer com tratamento do glaucoma (foto: Revista Clínica).

O glaucoma é uma neuropatia do nervo ótico, o qual é responsável por transmitir as informações da visão para o cérebro. A doença é hereditária e quem tem histórico familiar deve ficar atento. Por isso, quando tiver filhos deve levá-los para consultar o oftalmologista regularmente. A doença não possui cura, mas pode ser controlada e a pessoa acometida por essa patologia consegue ter uma vida normal. Quem explica é o oftalmologista Dr. Carlos Aterje.

O glaucoma possui diversas maneiras de tratamento, desde medicamentosas até alguns tipos de cirurgia. O importante é o diagnóstico precoce da doença e comprometimento com o tratamento. Quem tem glaucoma deve se controlar e usar a medicação correta, assim como quem possui pressão alta, por exemplo. “A doença se dá por uma escavação no nervo ótico. Se não identificada precocemente, o paciente passa a perder a visão periférica. A pessoa acometida pela doença não vê o que está nas laterais e começa a sofrer esbarrões e derrubar coisas que estão ao seu redor, vendo apenas o que está na frente dela. Quando esses sintomas aparecem a doença já evoluiu bastante e o dano é irreversível, mas o tratamento ajuda a evitar que a doença evolua para perda total da visão”.

- Publicidade -

Embora exista a perda da visão, o glaucoma não possui sintomas que nos permite identificar a doença antes que seja causado esse dano. A única forma de prevenir é consultar o oftalmologista para que ele realize os exames necessários para diagnosticar a doença. “O exame principal para o diagnóstico é o da medida da pressão ocular, chamado tonometria. Quando essa tonometria está alta a pessoa deve tratar imediatamente, pois está com glaucoma”.

Existe ainda o glaucoma de baixa pressão, que é o glaucoma crônico simples. Nesses casos realizamos exames para avaliar o campo de visão e outros de acordo com a experiência do profissional oftalmologista. Nos dois casos a doença é tratável e se a pessoa for disciplinada, tomando a medicação corretamente, ela consegue viver muito bem e com uma visão perfeita.

- Publicidade -

Um outro tipo de glaucoma é o congênito, em que a criança apresenta a doença provocando também o aumento do olho, chamado de buftalmo, e é necessária a cirurgia imediata. Embora raro, é preciso ficar atento à coloração do olho, nesses casos a córnea fica fosca, como se a criança tivesse catarata. Por isso é de grande importância realizar o teste do olhinho.

Além dessas formas da doença, temos também o glaucoma agudo, que aparece no adulto e causa uma dor repentina e intensa no olho, deixando-o vermelho e com a visão embaçada. Esse tipo pode estar relacionado a vários fatores como catarata e inflamação do olho. Nesses casos o tratamento é cirúrgico e com medicamentoso anti-inflamatórios.

- Publicidade -

Em todos os casos é importante o acompanhamento com o oftalmologista de confiança a cada seis meses realizando os dois exames citados. Os resultados devem estar normais. Lembrando que quem tem glaucoma tem que utilizar colírio regularmente e assim como quem tem problema de pressão, o medicamento deve ser utilizado sempre pela manhã e pela noite.

Em casos graves, quando a doença já está avançada e o nervo ótico danificado, pode ser que haja a indicação cirúrgica. “A cirurgia é chamada de trabeculectomia, onde fazemos um pequeno corte na esclera, parte branca do olho. Fazemos, em dizeres simples, um tipo de drenagem do humor aquoso, líquido existente dentro do olho. Assim reduzimos a pressão que causa o dano no nervo ótico. Esse procedimento dura em média 40 minutos para cada olho e a recuperação é rápida. Temos ainda a opção de tratamento com laserterapia, onde abrimos o trabeculado e melhoramos o escoamento desse líquido do olho”.

Serviço

O Centro Oftalmológico Carlos Aterje fica na rua Ceará, 188, segundo andar. Mais informações pelo telefone 3722-2808.

Fonte: Revista Clínica



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!