Os vereadores Maria Lígia Podestá (DEM) e Joaquim Alves (PMDB) aproveitaram a Sessão Ordinária da Câmara desta terça-feira (7) para encaminhar pedidos de informações para a Secretaria de Saúde de Poços de Caldas. De acordo com os vereadores, os questionamentos foram elaborados depois que vários moradores os procuraram com reclamações referentes aos hospitais públicos da cidade.
Joaquim apresentou o requerimento a respeito do funcionamento do aparelho de ultrassonografia da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Segundo ele, um casal o alertou para o problema depois de fazer exames que utilizavam o aparelho na UPA e em um hospital particular. “A esposa desse senhor fez o exame na Unidade de Pronto-Atendimento e não resultou nada. O próprio médico falou para procurar outro hospital e refazer o exame e o resultado foi que ela estava com problema nos rins”, explica.
Já Lígia questionou o andamento da fila de espera nos exames de mamografia realizados na cidade. De acordo com a vereadora, a intenção é descobrir o que pode estar atrapalhando a realização dos exames. “Quero saber, exatamente, o que está ocasionando isto. Se é falta de aparelho, falta de profissional ou o que pode estar acontecendo que está interferindo nesse direito das mulheres. O exame de mamografia é um método de prevenção muito importante para a mulher, elas precisam desse amparo”, relata.
Os dois pedidos de informação foram aprovados e serão encaminhados à Secretaria de Saúde.