O Tribunal Regional Eleitoral (TSE) deferiu ontem (5) a candidatura de Pedro Gonçalves Magalhães Junior, conhecido como Pedrinho da Zona Sul (PSDB).
O candidato teve 1342 votos nas eleições municipais no último domingo (2), mas como estava com a candidatura indeferida, os votos não foram computados e não apareceram no site oficial do TSE. Apenas ontem à tarde o juiz eleitoral de Belo Horizonte emitiu o parecer favorável à candidatura.
De acordo com Pedrinho, o processo no TRE estava em andamento devido a um questionamento de membros do Partido do Trabalhador (PT). “Eu sou conselheiro municipal de saúde, mas me afastei do cargo na data exigida pelo TRE. Como o PT não sabia disso, alguns membros fizeram um pedido de informação ao juiz eleitoral. Eu entreguei os documentos exigidos e consegui ter a candidatura aceita”, disse.
A expectativa é que Pedrinho, sétimo vereador mais votado da cidade, assuma a quarta cadeira do PSDB na Câmara Municipal. Segundo a chefe da 222ª zona eleitoral de Poços de Caldas, Lívia Stela Martins Zanatelli, a decisão da justiça pode causar mudanças tanto no PSDB quanto em outros partidos, já que um dos vereadores eleitos precisará sair do cargo. “A partir do deferimento da candidatura, o próprio Ministério Público ou membros dos outros partidos têm um prazo de 3 dias para entrarem com algum recurso. Se esse tempo passar, nosso sistema recalcula o número de votos de cada partido e refaz a distribuição de cadeiras por partido. Pode ser que saia tanto alguém do PSDB, quanto de qualquer outro partido”.
O candidato do Claudiney Marques (PSB) teve 991 votos, mas ainda está com a candidatura indeferida pelo TSE. Caso seja deferida, ele também deve assumir uma cadeira na Câmara.
Propostas
Esta é a terceira vez que Pedro Gonçalves Magalhães Junior concorre as eleições. Ele foi candidato a vereador em 2012 e deputado estadual em 2014, mas só agora conseguiu votos suficientes para entrar na Câmara Municipal. Primeiro morador eleito na Zona Sul, as principais propostas dele são voltadas para a região, que conta hoje com mais de 50 mil habitantes.
“Tenho um compromisso redobrado de representar muito bem nossa região. Minha principal proposta é fazer um mandato verdadeiramente participativo, quero me reunir com as pessoas de cada bairro, fazer um levantamento das necessidades e trabalhar em cima das prioridades. A primeira delas é o Paço Municipal, que vai trazer desenvolvimento e geração de empregos não só para a Zona Sul, como também para toda população de Poços de Caldas”, finaliza.