O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) publicou, nesta segunda-feira (11), o decreto que nomeia a equipe de transição do governo. Em entrevista coletiva, com a presença do prefeito eleito Paulo Ney (PSDB), ambos comentaram sobre o andamento deste processo.
O grupo é coordenado por Celso Donato, atual secretário municipal de Serviços Públicos. A função da equipe é entregar ao prefeito eleito Paulo Ney (PSDB) informações detalhadas sobre a gestão municipal.
Em entrevista coletiva, Sérgio afirmou que não teve dificuldades na transição quando venceu as eleições pela primeira vez, em 2016. Agora afirma que também pretende facilitar o processo pra o companheiro de partido.
“Esses dados vão ajudar muito ele [Paulo Ney] a governar bem a nossa cidade. Sucesso!”, disse o atual prefeito.
Paulo Ney afirmou que o processo de transição começou no dia seguinte à eleição. Além da situação financeira do município, ele declarou que já inicia o levantamento de informações para revisão do contrato com a Floramar, empresa que detém a concessão do transporte público.
“A gente tem muita coisa para discutir nos próximos meses e a transição vai tratar disso”, comentou o prefeito eleito.
Perguntado sobre a composição do secretariado, Paulo Ney disse todos os nomes devem ser definidos até meados de novembro, de acordo com critérios técnicos.
“A gente não tem nenhuma amarra com nenhum partido”, respondeu.
Prioridades
Celso Donato explicou que o objetivo é produzir um relatório transparente e didático, que será entregue à Câmara e ficará disponível para consulta pública.
O grupo será dividido em equipes, que produzirão juntas o relatório final. A intenção é encerrar os trabalhos até 15 de dezembro.
Quanto ao transporte coletivo, cujo contrato estará em período de revisão, o coordenador da transição declarou que haverá uma análise sobre a possibilidade de subsídio.
Outras prioridades, segundo Celso, são as áreas de comunicação e a educação.
“Ele [Paulo Ney] quer fazer uma verdadeira revolução na educação”, relatou o coordenador da equipe.
Saiba quem é quem
Celso Donato de Morais Filho é graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas e atua na gestão pública há 19 anos. Foi secretário de Governo (2017-2022) e coordenador da equipe de transição em 2016. Também coordenou as campanhas para prefeito de Sérgio Azevedo e Paulo Ney.
Rogério Oliveira Moisés é formado em Direito pela Unifenas e em Administração Pública pela Ufla, com especializações em Gestão Pública e de Cooperativas. Servidor público desde 1994, atualmente é secretário municipal de Controle Interno e coordenador do Conselho de Governança Pública.
Ana Alice de Souza é pedagoga com MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Com 37 anos dedicados ao serviço público, ocupa o cargo de secretária municipal de Administração e Gestão de Pessoas desde 2017.
Alexandre Lino Pereira tem graduação em Ciências Contábeis pela Unifae. Servidor de carreira há 29 anos, foi secretário municipal da Fazenda em duas gestões consecutivas (2017-2020 e 2021-2024).
Vanessa Cristina Gavião Bastos atualmente é procuradora-geral do município. Doutoranda em Direito do Trabalho pela PUC-MG, Vanessa possui mestrado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. É pós-graduada em Direito Processual e graduada em Direito pela PUC-MG. Vanessa também é professora universitária.
José Carlos Vieira iniciou sua carreira na área de mecânica industrial, passando por posições de liderança na Alcoa e Graham Packaging. Desde 2018 é presidente da DME Poços de Caldas Participações S/A.
Maurício Kato da Silva é formado em Administração de Empresas pela PUC Minas. Atualmente é gerente de Divisão no DMAE, com competência em TI, segurança da informação e licitações.
Gustavo Durante Cotrim é administrador com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua como coordenador de fomento comercial e industrial na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e possui experiência em comércio exterior.
Alexander Nicolas Dannias é publicitário com MBA em Administração e Alta Gerência pela Impart, do Reino Unido. Empresário no setor de publicidade e comércio exterior, é também presidente da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército.
Cláudio Henrique Torres é administrador de empresas. Atuou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico como gerente de atendimento a empresas e depois como coordenador de fomento agropecuário. Com experiência em instituições financeiras e gestão empresarial, é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Empresarial.
Demilton Vacarelli é administrador de empresas com longa trajetória em cargos públicos e no esporte local. Foi secretário de Defesa Social e atua como assessor legislativo do deputado Mauro Tramonte.
Frederico Toledo Campo Dall’Orto tem graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É médico cardiologista e cardiologista intervencionista, com MBA Executivo em Gestão em Saúde pela Fundação Israelita de Ensino Albert Einstein. Doutorando em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – Escola Paulista de Medicina), é cardiologista atuante nos hospitais Santa Lúcia e Unimed Poços de Caldas, além de ser membro do Conselho de Administração da Unimed Poços de Caldas.
Lívia Borges Pádua é publicitária com especialização em Comunicação e Política e mestrado em Comunicação Social. É professora na PUC Minas desde 2007.
Ivan Figueiredo é engenheiro mecânico e administrador de empresas, com diversas pós-graduações em gestão de negócios. Atua como analista técnico no Sebrae-MG, focando no desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas.