O projeto “Campanha Limpa” surgiu em Poços com o objetivo de incentivar campanhas eleitorais menos agressivas e mais transparentes. Criado no mês de junho, tenta estimular leitores para que exijam campanhas eleitorais diferentes das que aconteceram nos últimos anos.
Para a responsável pela campanha, Rafaella Oliveira Santos, as últimas eleições serviram de estímulo para a realização do projeto. “As eleições passadas foram muito bagunçadas, com brigas e tudo. Então o projeto é por uma campanha mais limpa mesmo, para que os candidatos façam suas propostas ao invés de ficarem se agredindo”, conta a publicitária.
Além do objetivo principal do programa, que é o foco nas propostas dos candidatos, o Campanha Limpa também apoia a conscientização ambiental. “Eleição sempre tem muita poluição visual, auditiva, além da própria poluição nas ruas, com santinhos para todos os lados, principalmente no dia de votação. Então é uma conscientização nesse sentido também”, afirma Rafaella.
“Há quase um mês pedimos aos candidatos para que mandassem vídeos com suas propostas e apoiando a ideia de campanha limpa, mas até agora nada. Teve um candidato que demonstrou bastante interesse e apoio, mas também não enviou nada até agora”, conta a responsável pelo projeto. No entanto, a população parece bem interessada nas ideias e propostas do Campanha Limpa. Com menos de um mês de existência, a fanpage do projeto já tem mais de 130 curtidas, além de muito apoio através de likes e comentários nos posts.
Para quem se interessou pela ação, basta curtir o Campanha Limpa no Facebook para ficar por dentro de informações importantes para um voto mais consciente.