A Santa Casa voltou a ser assunto na Câmara Municipal de Poços de Caldas. Durante a sessão ordinária desta semana, o vereador Luís Carlos Pena e Silva (PTB), o Lical, apontou a necessidade de manutenção nos equipamentos de hemodiálise.
Segundo o vereador, há três máquinas quebradas no setor. Desta forma, pacientes de Poços de Caldas precisam ir até Alfenas para realizar o procedimento. O percurso é difícil, já que eles voltam de viagem passando mal.
A intenção do vereador é que a prefeitura se sensibilize e cuide da manutenção dos equipamentos, além de providenciar máquinas extras para serem utilizadas em casos como esse. “Não estou ajudando a Santa Casa, estou ajudando a população que necessita de fazer hemodiálise. Estou vendo com o prefeito a possibilidade de arrumar essas máquinas quebradas e outras três, quatro máquinas, e deixar guardadas”.
A Santa Casa foi destaque das últimas sessões da Câmara, devido ao repasse de R$1,85 milhão para salvar a Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). A unidade realiza cirurgias oncológicas em número maior do que o conveniado com o governo do estado, o que gera um déficit constante. O assunto será discutido em audiência pública, com a participação de membros dos governos estadual e federal, a pedido da presidente da Câmara, Regina Cioffi.