As obras do Restaurante Popular estão em fase final. Com atraso de mais de um ano, a previsão é que os trabalhos terminem no próximo mês, de acordo com o secretário municipal de Obras, Aldo Hanser.
Atualmente, o prédio está sendo pintado e o Departamento Municipal de Eletricidade está concluindo a parte elétrica. A reforma começou em julho de 2013 e o prazo para término era de seis meses. Desde então, diversos problemas foram identificados e provocaram o atraso no serviço. “Eram problemas antigos, que nós não conhecíamos”, conta o secretário.
Um dos principais imprevistos foi a troca do telhado, já que não havia estrutura adequada. “Quando foi se fazer isso, se viu que lá não existia estrutura para aquele telhado. Quem construiu aquilo fez com restos de madeira, ponta de madeira, uma estrutura precária. Não poderia trocar simplesmente usando aquela estrutura”, explica.
Ao quebrar as paredes para ampliação dos espaços, surgiu ainda a questão de desnivelamento dos pisos. “Foi preciso retirar parte do piso de um lado, nivelar, igualar, impermeabilizar e fazer novo piso para poder adequar o espaço. Foi uma série de coisas que surgiram e detectamos que aquela construção era muito precária”.
Questões burocráticas também deixaram a reforma mais demorada. O investimento é do governo federal e foram necessários vários procedimentos juntos à Caixa Econômica Federal para que o município recebesse mais recursos. O valor total da obra ainda não foi divulgado.
O Restaurante Popular funciona na Rua São Paulo, 573, Centro.