O próximo ano será de trabalho e reconhecimento. Segundo o pai de santo Nilson de Oxalá, 2015 vai ser regido por Ogum e Oxóssi, o que significa que o período será bom para quem tem pressa de crescer pelo próprio esforço. Em conversa com o Poços Já, o babalorixá jogou búzios e fez as previsões para o prefeito de Poços de Caldas, para o novo governador de Minas Gerais e para a Caldense, entre outros.
2015
Cada santo do candomblé tem seu correspondente no catolicismo. Ogum representa São Jorge e Oxóssi é relacionado a São Benedito. A regência de Ogum favorece quem deseja estudar e pesquisar, além daqueles que levantam cedo todos os dias para o trabalho. Nas empresas, os grandes cargos serão ocupados por pessoas que têm vontade de crescer. “Vai ser um ano de realizações, de conquistas. Aquela pessoa que deixa tudo para amanhã, que tem um pouco de preguiça, espera tudo pelos outros, não vai conseguir nada”, explicou.
Para quem quiser mudar de emprego, 2015 também é favorável. “É hora de encerrar, de focar e acreditar que vai dar certo”.
O lado negativo da regência de Ogum é o aumento de acidentes e homicídios. “A ira vai estar nas pessoas. Por pouca coisa, a vida pode ser ceivada. Estamos vivendo uma época em que a vida não vale muito”, lamentou o pai-de-santo.
Chuvas
Segundo Nilson de Oxalá, a influência de Oxóssi é benéfica para a agricultura. Os produtores locais de café podem esperar por um ano melhor. A seca sofrida em 2014 também não deve se repetir.
“Não vai ser um ano ruim de chuvas. Haverá alguns estados que sofrerão seca, mas na nossa região podem acreditar na plantação principalmente depois de abril. As pessoas que mexem com terra serão favorecidas, porque Oxóssi é o deus da carne, da fartura, da agricultura”.
Fernando Pimentel
Governador de Minas Gerais a partir de 2015, Fernando Pimentel (PT) terá uma gestão com dificuldades financeiras. A situação pode melhorar a partir do segundo semestre, principalmente com a abertura de concursos públicos. “Vai ser um governo razoável, porque vai ser limitado, vai ter que consertar a casa”.
Poços de Caldas
O babalorixá acredita que o próximo ano será de muita violência, com a chegada em Poços de criminosos de outras cidades. Na política, alianças podem ser retomadas. ”Politicamente, os grupos que estão estremecidos poderão tramar para tentar voltar ao governo. Quem não está conversando poderá voltar a ter amizade”, prevê.
Eloísio Lourenço
Sobre o prefeito Eloísio Lourenço, o pai de santo conta que será um ano complicado. “Vejo um ano de muita injustiça para o prefeito, embora ele seja uma pessoa de boa vontade, que tem muita fé em Deus. Haverá momentos até de desânimo. Vai ter que criar mais, se voltar mais para o movimento popular, estar mais perto do povo”.
Caldense
A Caldense estreia no Campeonato Mineiro no dia 1º de fevereiro, contra o Mamoré. Segundo os búzios, vai ser uma temporada regular para o clube poços-caldense. Logo no início da competição, o time pode sofrer com contusões de jogadores importantes. “A Caldense vai ter que superar alguns problemas já no começo. Eu queria ver títulos, mas não vejo”.
*Para entrar em contato com o babalorixá Nilson de Oxalá, o telefone é (35) 9919-7462.