A Santa Casa de Poços de Caldas está realizando obras para a economia e o reaproveitamento de água. A intenção é que a água descartada pelo setor de hemodiálise possa ser utilizada para a lavagem de roupas.
A água utilizada no tratamento dos pacientes da hemodiálise precisa estar livre de sais minerais e, por isso, é realizado o procedimento de osmose reversa, que retira essas substâncias. Porém, a cada minuto cerca de oito litros de água são devolvidos para a rede de esgoto. Com a expansão que está ocorrendo, a quantidade passa para 14 litros. A economia vai ocorrer justamente no reaproveitamento dessa água.
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) finalizou as obras no encanamento, para que a água seja levada diretamente para a lavanderia, que fica no outro lado da rua. Segundo o responsável pela manutenção das máquinas da Santa Casa, Fernando Cunha, as obras internas e a aquisição de bombas devem ser concluídas em janeiro.
A partir daí serão economizados aproximadamente cinco milhões de litros por ano, o que representa uma diminuição de 30 a 40% no consumo de água do hospital.
Fonte: Santa Casa de Poços de Caldas