MEIO AMBIENTE

Exploração de terras raras terá acompanhamento de comissão especial na Câmara de Poços

O requerimento foi aprovado por unanimidade, com subscrição e apoio de todos os vereadores
PUBLICIDADE
Exploração de terras raras terá acompanhamento de comissão especial na Câmara de Poços
Divulgação

Os vereadores Tiago Braz (Rede) e Tiago Mafra (PT) propuseram, na Sessão Ordinária da última terça-feira (4), a criação de uma Comissão Especial sobre a Exploração de Terras Raras, através do Requerimento nº 3721/2025. Conforme previsão do art. 80 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Poços de Caldas. O requerimento foi aprovado por unanimidade, com subscrição e apoio de todos.

A iniciativa tem como objetivo garantir que o Poder Legislativo participe ativamente do debate e da fiscalização sobre um tema considerado estratégico para o futuro econômico e ambiental do município. De acordo com os vereadores, a exploração de terras raras exige acompanhamento técnico, ampla transparência e diálogo com a sociedade.

PUBLICIDADE

Acompanhamento

A Comissão Especial deverá reunir informações, solicitar esclarecimentos aos órgãos responsáveis, promover estudos técnicos e fomentar o debate público. Para o vereador Tiago Mafra, a iniciativa garante que o Legislativo acompanhe com responsabilidade um processo de grande impacto. “A instalação dessa Comissão Especial atende uma necessidade do município acompanhar de forma mais próxima a instalação de empreendimentos minerários de um porte gigantesco, que podem trazer influências tanto positivas quanto negativas”, afirmou.

Mafra explicou ainda que o objetivo é garantir que o município colha benefícios econômicos e sociais, sem sacrificar o meio ambiente nem a qualidade de vida da população, assegurando que o desenvolvimento ocorra de forma sustentável e em consonância com os interesses locais.

O vereador Tiago Braz destacou o caráter democrático e técnico da medida. “Estamos tratando de um assunto que precisa ser conduzido com transparência e ampla participação popular. Essa comissão nasce com o compromisso de assegurar diálogo, fiscalização e responsabilidade em cada etapa do processo”, afirmou, comemorando a aprovação unânime da proposta.

Segundo ele, o foco da Câmara é assegurar que eventuais iniciativas ocorram com segurança, embasamento técnico e transparência. “Não se trata de ser contra ou a favor da exploração. Mas de garantir que tudo aconteça sempre pensando no melhor para Poços de Caldas”, completou.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!