
A prefeitura de Poços de Caldas informou que o município recebeu 145 denúncias de maus-tratos a animais nos últimos nove meses. Os dados são da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) em resposta a um requerimento do vereador Wellington Guimarães (PSDB).
Segundo o documento, a população pode registrar denúncias por meio de diversos canais: Polícia Militar (190), Disque Denúncia (181), Polícia Civil (delegacias físicas ou eletrônica), telefone da Semmas (35) 3697-2020, Ouvidoria Municipal pela internet e presencialmente na sede da Secretaria.
A apuração segue protocolo específico, baseado em uma ficha técnica de avaliação elaborada a partir do Guia Prático para Avaliação Inicial de Maus-Tratos a Cães e Gatos. Médicos veterinários da Divisão de Fauna da Semmas conduzem as vistorias, sempre na presença de testemunhas.
Os profissionais responsáveis são o coordenador da divisão Marcus De Vito e a médica veterinária do Abrigo Municipal de Cães Gabriela Carla Alves. Quando há confirmação da denúncia, as medidas variam conforme a gravidade. Nos casos mais sérios, a ocorrência é encaminhada à Polícia. Em outros, há orientações aos tutores e monitoramento das condições do animal.
A Secretaria destacou ainda que campanhas de conscientização sobre maus-tratos e guarda responsável estão em fase de reestruturação. E devem incluir ações educativas presenciais e digitais. O objetivo é reforçar junto à população que o abandono e os maus-tratos são crimes, com penas que podem chegar a cinco anos de reclusão.