
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) confirmou que pelo menos 17 pombos foram encontrados mortos em diferentes bairros de Poços de Caldas. O caso foi relatado em requerimento do vereador Tiago Mafra (PT), que solicitou informações sobre as denúncias recebidas pela população.
Segundo a prefeitura, os animais passaram por necropsia realizada pela Divisão de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente (Semmas). O laudo apontou como principal hipótese a intoxicação por agrotóxicos. Mais especificamente organofosforados, compostos químicos presentes em inseticidas e outros produtos agrícolas.
A Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, foi a responsável por encaminhar os animais para análise. A prefeitura ressaltou que os relatórios técnicos com os achados já foram elaborados e anexados ao processo.
Organofosforados
Os organofosforados são um grupo de compostos orgânicos que contêm fósforo em sua estrutura, sendo utilizados amplamente como inseticidas, nematicidas e até mesmo em armas químicas. Exemplos comuns incluem o malatiom, paratiom, clorpirifós e o glifosato. Eles atuam inibindo a enzima acetilcolinesterase, causando acúmulo do neurotransmissor acetilcolina e resultando em toxicidade, especialmente no sistema nervoso.