Macacos reviram lixo em ruas próximas da serra São Domingos

PUBLICIDADE

 

Macacos reviram lixo em ruas próximas da serra São Domingos

PUBLICIDADE

Em Poços de Caldas, cenas frequentes de macacos vasculhando lixeiras nas ruas próximas à mata têm chamado a atenção de moradores e protetores. Os animais, vindos da serra São Domingos, descem cada vez com mais frequência para buscar alimentos descartados, principalmente em bairros próximos às áreas verdes.

A presença dos animais nas ruas urbanas não é novidade, mas tem se intensificado nos últimos tempos. Além do risco aos próprios animais, o cenário representa também um alerta sanitário e de segurança viária.

A situação vai ao encontro de outro probema, também recorrente: os atropelamentos. A última ocorrência desse tipo foi na estrada do Bianucci, uma das vias mais movimentadas da zona leste, que corta áreas de mata nativa.

PUBLICIDADE

Requerimento

O tema foi levado à Câmara Municipal por meio da Ouvidoria e se transformou em Requerimento do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB). O parlamentar questionou o Executivo sobre medidas adotadas para entender e conter os atropelamentos de animais silvestres, em especial de macacos.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que está iniciando um estudo técnico sobre o impacto do tráfego urbano na fauna silvestre. Com foco na identificação das espécies mais afetadas e nos fatores que influenciam sua migração e comportamento. Como a busca por alimento e a fragmentação dos habitats.

De acordo com a pasta, o levantamento será feito em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, o Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS) da PUC Minas, campus Poços, e o Conselho Municipal de Defesa Animal (Comvida). O estudo visa mapear as regiões de maior incidência de acidentes, analisar a sazonalidade e propor soluções específicas para cada espécie e localidade.

Macacos reviram lixo em ruas próximas da serra São Domingos

 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!